martes, 19 de enero de 2016

Oração eudista partilhada 19 de janeiro de 2016

Eudistas, misericordiosos como o Pai

MOTIVAÇÃO

Ao começar 2016, ano jubilar da misericórdia, unamo-nos em oração, levando em consideração a CJM em todos os seus membros – incorporados, em provação, associados – e, em cada uma de suas comunidades locais, obras, missões e projetos, mencionados pelo padre Geral na sua carta circular de 8 de dezembro de 2015.

Que esta oração partilhada receba ênfase no “Juntos para a missão”, que nos identifica nas Constituições, a fim de que ao longo do ano possamos ser “Eudistas, misericordiosos como o Pai”.

“… Em todas as circunstâncias, o que movia Jesus era apenas a misericórdia, com a qual lia no coração dos seus interlocutores e dava resposta às necessidades mais autênticas que tinham...” (Bula da Misericórdia, N.º 8).

CANTO INICIAL

Sugere-se: “João Eudes, servo de Cristo (anexo) ou outro cântico eudista.

REFLEXÃO

Juntos para a missã1

“Vocês devem se recordar de que a Congregação foi estabelecida por Deus em sua Igreja, e que Ele lhes deu a graça de chamá-los para ela (São João Eudes, OC X 417).

[...] A dimensão comunitária era tão evidente para João Eudes que as Constituições primitivas não continham um capítulo específico sobre a vida em comum. Todas as regras eram dirigidas às pessoas que viviam em comunidade. As Constituições de 1983 retomaram esta intuição e utilizaram a feliz expressão “Juntos para a missão” (título do capítulo 2).

Esta partilha da missão vem sendo realizada desde o início com pessoas associadas. «O Pe. Eudes não se contentou, nas suas missões, em chamar auxiliares desconhecidos, que podemos designar com a expressão de associados ocasionais. Havia formado também verdadeiros missionários, que eram para ele associados habituais...»2 (C. BERTHELOT DU CHESNAY, Les missions de saint Jean Eudes, CNRS, 1967, p. 41-42). [...]

Na escola de são João Eudes3

Apropriando-se das atitudes de Jesus, segundo a escola de são João Eudes, o presbítero e o leigo de hoje podem se achegar ao mundo atual “portando o olhar misericordioso de Jesus sobre a realidade para descobrir as misérias humanas ali vividas e discernir, a partir do evangelho, as causas que originam as situações de opressão”. A consciência de ser voz de Jesus Cristo no mundo conduzirá não apenas à denúncia corajosa das injustiças, mas também a propiciar e promover ações eficazes contra os males que escravizam o homem. Foi assim que o padre Eudes entendeu sua doutrina sobre o amor misericordioso do Coração divino de Jesus e do admirável Coração de Maria e, só assim, esta experiência espiritual encontrará no mundo de hoje espaço próprio no empenho cristão de fazer surgir a civilização do amor habitada pela justiça e pela paz.

__________________________________________

1 Extraído de: Equipe Interprovincial de Espiritualidade Eudista, Vivir hoy la experiencia de fundación, 1999 (Viver hoje a experiência de fundação. Em livre tradução).
2 Em livre tradução.
3 Torres, Álvaro, San Juan Eudes. In.: Obras escogidas de san Juan Eudes, Centro Carismático Minuto de Dios, Bogotá, 1990, pp 98-99 (Obras escolhidas de são João Eudes. Em livre tradução).

TEXTO BÍBLICO

“E nós todos que, com a face descoberta, contemplamos como num espelho a glória do Senhor, somos transfigurados nessa mesma imagem, cada vez mais resplandecente, pela ação do Senhor, que é Espírito” (2 Cor 3, 18).

ORAÇÃO4

Adoremos a Deus, que congrega na unidade da CJM os filhos dispersos.
Agradeçamos-lhe por ter nos dado a Congregação e, por nela nos reunir mediante o vínculo do amor. Peçamos perdão por nossa falta de espírito fraterno e de colaboração apostólica, para viver e comunicar a misericórdia divina.
Entreguemo-nos ao Espírito de unidade para que faça crescer em nós o amor à Igreja e o propósito de trabalhar sempre em comunhão com nossos irmãos.

CONCLUSÃO

Confiemos a Maria, Mãe de Misericórdia, as moções do Espírito que temos refletido e orado, a fim de que nos obtenha de seu Filho a graça de colocá-las em prática, para a glória de Deus e salvação das almas.

Concluímos com o Magnificat, rezado ou cantado.
Somo Missionários da divina misericórdia, enviados pelo Pai das misericórdias para distribuir os tesouros de sua misericórdia aos miseráveis, isto é, aos pecadores e, para tratá-los com um espírito de misericórdia, de compaixão e de ternura (São João Eudes, OC X 399).

__________________________________________

4 Oração inspirada no número 54 do “Oremos con san Juan Eudes”. Editorial Presencia, Bogotá, 1974 (Oremos com são João Eudes. Em livre tradução).






No hay comentarios:

Publicar un comentario