martes, 7 de abril de 2015

Paróquia São João Eudes celebra a paixão e morte de nosso Senhor e adoração à Santa Cruz

Na tarde-noite de ontem, dia 3 de abril , a Paróquia São João Eudes, celebrou, a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Na Matriz a celebração foi presidida pelo pároco Luís Gabriel Mendoza e Perpétuo Socorro,o padre Amado, que depois da procissão de entrada, em silêncio, o celebrante prostrou-se diante do altar e, logo em seguida deu início aos atos, que constaram de quatro momentos: Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração à Santa Cruz e Distribuição da Comunhão.

Na Liturgia da Palavra foi feita uma leitura tirada do livro do Profeta Isaías, uma outra da Epístola aos Hebreus e o Evangelho, a Paixão do Senhor, segundo João. A Liturgia da Palavra foi encerrada com a Oração Universal pela Santa Igreja, pelo Papa, por todas as ordens e categorias de fiéis, pelo catecúmenos, pela unidade dos cristãos, pelos judeus, pelos que não crêem no Cristo, pelos que não crêem em Deus, pelos poderes públicos e por todos que sofrem provações.


Terminada a Oração Universal foi realizada a solene adoração da Santa Cruz, que foi levada ao altar, onde o celebrante descobre-lhe a parte superior e a eleva um pouco e dando início a antífona "Eis o lenho da Cruz", no que foi acompanhado por todos. Em seguida, todos os participantes da celebração se aproximaram e beijaram a cruz. No final, todos comungaram.


Depois da Comunhão, os fiéis foram convidados a participar da Via Sacra , na Igreja do Menino Deus, Igreja Matriz.


VIA SACRA

Na Matriz, depois da Celebração da Paixão do Senhor, os participaram da Via Sacra percorrendo algumas ruas nas proximidades da Paróquia, no espaço de quase uma hora. A encenação da Via Sacra, com a participação dos jovens paroquianos, tocou muitas pessoas.


a 1ª Estação foi encenada ainda na Igreja Matriz, com Jesus condenado à morte, com as outras estações durante todo o percurso da Via Sacra.

No final, o padre Luís Gabriel agradeceu a todos os fiéis que participaram da celebração, incluindo-se ai os jovens que contribuíram com a encenação.


HOJE

Hoje, Sábado Santo, a Paróquia celebra a Vigilia Pascal que se inicia com a bênção do fogo e preparação do círio. Apagam-se as luzes da Igreja e fora dela, é preparada uma fogueira, onde todos ficarão reunidos em torno dela, quando se aproxima o sacerdote, com os ministros, um deles trazendo o círio pascal. O celebrante saúda os presentes e explica o sentido da Vigília. Terminada a solenidade, todos acendem suas velas no fogo do cirio pascal e entram na Igreja. Chegando ao altar , o sacerdote vai para a sua cadeira e depois o Círio é colocado no candelabro junto ao ambão. Segue-se a proclamação da Páscoa, a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística.

Também, na Sexta e hoje, Sábado, às 8 horas , na Matriz foram rezadas as Laudes com a participação dos sacerdotes, Gabriel, Cristiano e Juan Carlos. Após as orações os fiéis foram convidados a um café ou chá com pão de côco.






No hay comentarios:

Publicar un comentario