viernes, 28 de marzo de 2014

Cristo é a água para nossa sede mais profunda!

Catequese Bíblico-Missionária

Dá-me de beber!

A celebração litúrgica desta Quaresma é batismal. A estrutura dos textos acompanha as etapas da catequese batismal que é dada aos catecúmenos. É o momento de voltar às fontes batismais e renovar nosso compromisso cristão para que a Páscoa da Ressurreição se realize em nós.

Um Deus que tem sede

O Evangelho nos traz uma cena magnífica da missão de Jesus: o encontro de Jesus com a samaritana. Esta representa o povo de Deus que tem sede da verdade plena e Jesus, a fonte da Água Viva, a Vida de Deus para todos. Ele vai clamar: “Quem tem sede venha a mim e beba! De seu seio brotarão rios de água viva” que é o Espírito Santo (Jo 7,38). Jesus, pedindo água a uma samaritana, estrangeira e de vida atribulada, demonstra sua sede de levar a todos a água viva, como diz à mulher. Ele diz: “Se tu conheces do dom de Deus e quem te pede: ‘Dá-me de beber’, tu mesma lhe pediria e Ele te daria a água viva” (Jo 6,10). A missão de Jesus mata a fome, sacia a sede, cura os doentes, ressuscita os mortos e se debruça sobre os sofredores. Ele realiza em si mesmo o que propõe como caminho para todos. Naquele poço cavado por Jacó foi saciado o Antigo Testamento. Agora é Jesus a nova fonte de água viva que sacia para a vida eterna.

Lavar-se nas águas

O Salmo 94 clama, depois que o povo debateu com Deus pela falta de água: “Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis o coração como o povo em Meriba” (Sl 84,8).

Ouvir a voz do Senhor é abrir-se ao amor de Deus manifestado em cristo: “A prova que Deus nos ama é que Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores” (Rm 5,8). Na morte de Cristo, vazaram seu lado de onde saiu sangue e água (Jo 19,34). Esta fonte jorra para a purificação do Batismo e de nossas falhas. Jesus continua assentado à beira do poço pedindo água para dar água viva. A Páscoa celebra a vida que Jesus nos deu e nos oferece continuamente nos sacramentos pascais. A samaritana, depois de conhecer Jesus, o anuncia. Ela agora é figura da Igreja Missionária.

A vida de todo ser humano é um convite a reconhecermos a grandeza de Deus que tão maravilhosamente faz cada pessoa. Esta vida merece respeito porque nela habita seu criador. Quem humilha um pequenino, ofende seu Criador (Pr 14,31). Quanto mais o explora, mais o destrói. 


Pe. Luiz Carlos de Oliveira, C.Ss.R.

Extraído do Semanário Litúrgico Deus Conosco, Ano XLIVI, nº 14, 23.03.2014.





No hay comentarios:

Publicar un comentario