viernes, 18 de agosto de 2017

Oração Eudista – 19 de agosto de 2017

Os irmãos de Bucaramanga, da Província Eudista Minuto de Deus, convidam à CJM para partilhar esta oração, fazendo memória com gratidão ao nosso santo fundador.

A ALEGRIA DE SERVIR,
UMA CHAVE DE ORAÇÃO EUDISTA HOJE

Preparo-me para viver este tempo:

1. Deus é um “Deus compassivo e misericordioso, lento para a cólera, rico em bondade e em fidelidade” (Ex 34, 6). É um coração cheio de misericórdia... com Pai do “Filho Pródigo” (Lc 15, 20-24). Deixar-se amar e perdoar pelo Coração todo misericórdia do Senhor...

2. “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam” (Mt 6, 12). Um coração amante é um coração que perdoa. Se acolhemos o perdão do Senhor, como não perdoar aos outros?... Identificar as pessoas a quem temos que perdoar (Anotar em nosso caderno). Ver como vamos passar para as ações concretas... Que gestos podemos realizar?

TOMO CONSCIÊNCIA DA POBREZA DO MEU CORAÇÃO
- MINHAS DÚVIDAS POR NÃO CRER NO AMOR DE DEUS POR MIM;
- MINHAS DEMORAS PARA ME ABRIR A ESSE AMOR QUE POR ME TRANSFORMAR;
- O POUCO RETORNO QUE ESTE AMOR ENCONTRA EM MIM;
- AS “DEFIGURAÇÕES” DESTE AMOR EM MIM;
- MINHAS FALTAS DE COERÊNCIA PARA TRADUZIR ESTE AMOR EM MINHA VIDA CONCRETA.

UM TEMPO
Para dar a Jesus (Este é o tempo do compromisso)
1. João Eudes, apóstolo apaixonado por fazer conhecer o Amor, nos convida a orar e nos darmos a Deus, a sua maneira. Deixemos que ele nos ensine a orar.

“Jesus, dá-nos seu coração,
que é o princípio e origem
de todos seus outros dons”

“Adora e contempla a nosso Salvador no excesso de sua bondade e nos generosos dons de seu amor. Nos dá o ser e a vida, nos dá este mundo imenso, cheio de uma multidão de seres; nos dá seus anjos como protetores; nos dá sua santa Mãe; os sacramentos e mistérios que nos salvam e santificam. Nos dá seu eterno Pai como Pai verdadeiro; seu Espírito Santo como nossa luz e nossa guia.

Nos dá seus pensamentos, palavras, ações e mistérios, seus sofrimentos, sua vida consagrada para nosso bem.
Nos dá seu próprio Coração, que é o princípio e origem de todos estes dons.

…......

Ofereçamos-lhe e entreguemos-lhe nosso coração, como Ele nos entregou o seu; totalmente e sem reservas, para sempre e de forma irrevogável. Mas, sobretudo, oferaçamos-lhe seu próprio Coração, porque se ele nos deu, pertence a nós e não poderíamos oferecer-lhe nada que lhe seja mais grato” (Lecionário eudista (adaptado), n. 44, pp. 122-123).

2. Jesus nos dá seu coração para suprir a pobreza de nosso amor.
Em uma oração pessoal, reconheça o amor que Deus tem por ti. Expresse a Ele esse o teu amor... Ofereça-lhe teu coração para que o transforme, o faça amante. (Escreva sua oração).

3. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida por seus amigos” (Jo 15, 13).
Quais passos podemos dar ainda na entrega de nós mesmos?
Traduzir nosso amor em forma concreta.
(Anotar coisas pequenas que sejamos capazes de fazer)

4. ORAÇÃO
“Te saudamos, Coração santo, te adoramos,
te louvamos, te glorificamos, te damos graças,
te amamos, com todo nosso coração,
com toda nossa alma,
com todas nossas forças.

Te oferecemos nosso coração,
te entregamos, te consagramos.
Recebe-o e possui-o todo inteiro.
Purifica-o, ilumina-o,
santifica-o.
Nele viva e reine, pelo séculos dos séculos.
Amém”.

Ao final desta etapa, eu poderei enumerar aquilo que me fala mais do amor de Deus para comigo (reler o que anotei).

Me descubro amado por Deus.
Tomo consciência do projeto de salvação de Deus para a humanidade inteira.

No hay comentarios:

Publicar un comentario