jueves, 24 de abril de 2014

Paixão e Morte de Jesus Cristo e Via Sacra na Paróquia São João Eudes

 A Paróquia São João Eudes realizou, na tarde-noite de ontem, dia 18, na Igreja Matriz, com o padre Gabriel e nas capelas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com o Padre João João Carlos Santa Luzia, com o Monsenhor Idelfonso, Nossa Senhora da Libertação a Paixão e Morte de Jesus Cristo. No final de cada celebração, todos foram convidados a participar da Via Sacra na Igreja Menino Deus, que percorreu várias ruas da Paróquia, no bairro Luciano Cavalcante, com a presença significativa de fiéis.


O padre João Carlos presidiu a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo na capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que constou de três momentos: Liturgia da Palavra, Adoração à Santa Cruz e Distribuição da Comunhão. Terminada a celebração o sacerdote convidou a todos os presentes a participarem da Via Sacra na Igreja Matriz.


VIA SACRA

A Via Sacra, na Igreja Matriz, foi iniciada com a 1ª Estação, quando Jesus é condenado à morte. E a cada Estação encenada uma peça, com a participação dos membros do grupo denominado “Jovens Missionários Eudistas”. Cada quadro se relacionava com o tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e Tráfico Humano” e com o lema: “É para a liberdade que Cristo nos Libertou “ (Gl 5,1). Antes, o pároco Luís Gabriel proclamava a Via Sacra e dois leitores comentavam a realidade sobre o “Tráfico Humano”.


E a Via Sacra saiu da Rua Jaime Leonel e passou a percorrer as ruas Doralice Costa, Bolivar Pinto Bandeira, Luíza Miranda Coelho, Livreiro Luís Maia e, novamente, Jaime Leonel, retornando para a Igreja Matriz. A cada Estação, entre o serviço de som e os fiéis era deixado um espaço para a encenação de um quadro. Os jovens entravam em cena e mostravam a realidade hoje do nosso País. Eram crianças portando armas, jovens sendo leiloadas por outros jovens que queriam possuí-las sexualmente. Os traficantes faziam as suas cobranças de drogas que tinham sido negociadas. Quando o cliente não tinha como pagar a dívida, eram assassinados. Sempre apareciam outros para convencer aos jovens viciados ou prostituídos a deixarem aquela vida. E isso só acontece depois da última Estação, que ocorre quando todos já estão dentro da Igreja e os jovens são libertados das correntes. Foram cenas emocionantes que tocaram no coração de todos. Foi também um trabalho muito bonito realizado pelo grupo de jovens daquela Paróquia, que devem continuar recebendo o apoio do pároco Luís Gabriel e de todos os paroquianos de São João Eudes.

No final, o padre Luís Gabriel agradeceu a todos os fiéis, especialmente paroquianos, que participaram do evento, e aproveitou para convidar a todos a se fazerem presentes à solene Vigília Pascal, hoje, dia 19, sábado de Aleluia, na Igreja Matriz, nas comunidades Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Luzia.


AMANHÃ

DIA 20 DE ABRIL
Domingo de Páscoa
Comunidade Menino Deus, às 7 e 19 horas
Comunidade Santa Luzia, às 8 e 17 horas
Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, às 9, 17 e 19 horas
Comunidade Nossa Senhora da Libertação, às 17 horas



No hay comentarios:

Publicar un comentario