Com suas dependências completamente tomadas por fiéis católicos foi celebrada nesta tarde, dia 25 de março, a Paixão do Senhor, que constou de três partes. Primeiramente, a Liturgia da Palavra, encerrada com a Oração Universal; a segunda parte, a solene adoração do Cristo na Santa Cruz e a terceira o Rito da Comunhão.
Na Catedral, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, presidiu a celebração, que contou com a presença de dom Rosalvo, bispo auxiliar de Fortaleza; dom Edmilson da Cruz, bispo emérito de Limoeiro do Norte; quase uma dezena de padres e algumas dezenas de seminaristas.
A homilia foi feita pelo padre Raphael Maciel, reitor do Seminário Propedêutico e também cerimonialista, mas na Oração Universal pela Santa Igreja, pelo papa Francisco, por todas as Ordens e Categorias de Fiéis, pelo Catecúmenos, Unidade dos Cristãos, pelos Judeus, pelos que não creem no Cristo, em Deus, pelo poderes públicos e por todos os que sofrem provações, dom José Antonio foi auxiliado pelo padre João Jorge Corrêa Filho, Vigário Geral da Arquidiocese de Fortaleza.
Às 17 horas, foi iniciada a procissão do Senhor Morto, que percorreu várias ruas do Centro de Fortaleza, com a coordenação de dom José Antonio, que acompanhou todo o trajeto. Além dos fiéis que estavam dentro da Catedral, um número significativo de pessoas aderiu aos outros, que haviam adorado a Cruz e comungado. Eles acompanharam a procissão cantando e rezando durante toda caminhada, claro que fazendo os seus pedidos ao Senhor e a Nossa Senhora das Dores.
CAPELA
Da Catedral, depois da procissão, o titular do Blog da Sagrada Família se deslocou para o bairro Guararapes, nas proximidades do Iguatemi, onde se realizava outra celebração da Paixão do Senhor, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, presidida pelo padre Johnjá. Ali várias pessoas fizeram a Oração Universal e, logo em seguida, Adoração do Cristo na Cruz. Os fiéis participaram da celebração e comungaram.
PROCISSÃO
Terminada a celebração na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, todos foram convidados a participar da Via Sacra, tendo à frente o padre Luís Gabriel, pároco de São João Eudes,na paróquia que fica no Luciano Cavalcante. A caminhada percorreu várias ruas do bairro e começou e terminou na Igreja Matriz (Menino Deus), com a participação de aproximadamente umas mil pessoas. Em algumas residências, pequenos altares, com uma cruz e vela acesa. O trânsito foi orientado por agentes da AMC - Autarquia Municipal de Trânsito.
No hay comentarios:
Publicar un comentario