lunes, 24 de abril de 2017

24 de abril SANTA MARIA EUFRÁSIA, Fundadora

VÃO COM O SENHOR A EMAÚS!

Como Ele irão a Emaús a buscar ovelhas fugitivas, e, cumprindo com elas as funções de bom pastor, devolvê-las ao redil. Sua tarefa é difícil mas é grande, nobre e divina, aos olhos da fé.

Não devem acovardar-se pelos obstáculos.
(Das práticas de santa Maria Eufrásia Pelletier Angers, 1907, 39-41)

ROSA VIRGÍNIA PELLETIER

“SANTA MARIA EUFRÁSIA”

Rosa Virgínia nasceu no Norte da França no dia 31 de julho de 1796. Ingressou na Ordem de Nossa Senhora da Caridade, convento fundado por São João Eudes em 1641, onde leva o nome de Eufrásia. Apaixonada pela vida que levavam estas irmãs religiosas, queriam multiplicar seu estilo de vida e conseguir expandir esta missão a todas as nações. São João Paulo II recorda este acontecimento como “a disposição em seu coração de abrirse ao mundo para despertar pouco a pouco o desejo de salvar almas e levar uma ação missionária” (João Paulo II, Mensagem à Reverenda Madre Liliana Tauvettepor ocasião do segundo centenário do nascimento de Rosa Virgínia, 31 de julho de 1996).

Desta maneira começou a organização em um Generalato para as fundações que se lhe pedia realizar. Este se converteu na origem da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, que se diferenciou da fundação originária de São João Eudes, cujo espírito conservou sempre com grande carinho.

Maria Eufrásia fundou no transcurso de sua vida 110 casas em todos os Continentes. Morreu em Angers, em 24 abril de 1868. Foi beatificada em 1933 por Pio XI e canonizada em 1940 por Pio XII. Hoje as irmãs Ativas do Bom Pastor e as irmãs Contemplativas do Bom Pastor servem em 65 países, abraçando o mundo com seu zelo pela salvação de todas as pessoas.

Santa Maria Eufrásia, rogai por nós!



No hay comentarios:

Publicar un comentario