lunes, 15 de diciembre de 2014

Abertura do Ano Jubilar da Capela Santa Luzia ( 10.12.2014 A 13.12.2015)

 
A Paróquia São João Eudes celebrou, ontem, dia 10, quarta- feira, dentro do novenário de Santa Luzia, a dedicação de sua Capela e a unção do seu altar, numa cerimônia solene e rica de significado, contando com a presença maciça de seus fiéis que acorreram àquele templo.

Esta celebração abriu as comemorações do ano jubilar dos 100 anos da Capela Santa Luzia que se encerrará no dia 13 de dezembro de 2015, e do jubileu sacerdotal do Presidente da celebração, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos pelos seus 25 anos de fecunda vida sacerdotal na condução do rebanho de Cristo e unindo-se também, `as festividades dos 100 anos do Jubileu da nossa Arquidiocese.


 

A celebração começou com a procissão saindo do salão paroquial e dirigindo-se à Capela com a presença dos padres Eudistas Gabriel Morales, pároco, Padre Juan Carlos Giraldo, Vigário Paroquial, Padre Amado Vanegas, Superior dos Eudistas no Brasil, e Monsenhor Idelfonso Rodrigues, que auxilia nas missas da Paróquia , acólitos conduzindo as relíquias de São João Eudes, Leitores, o MESC e D.Vasconcelos.

 

Nos ritos iniciais, o Bispo benzeu a água para aspergir o povo, que é o templo espiritual de Deus, as paredes da igreja e o altar.Cantou-se o Glória e foi proferida a Oração do Dia. Seguiu-se, então, a Liturgia da Palavra, composta de três leituras, próprias para esta celebração, onde os 2 Leitores, um dos quais levando elevado o Lecionário, e o Salmista foram à presença de D. Vasconcelos que recebeu o Lecionário e mostrou-o à assembleia com as palavras: “ A Palavra de Deus ressoe sempre “. Entregando o Lecionário ao primeiro Leitor que o conduziu de forma elevada, os três dirigiram-se ao Ambão onde proclamaram as Leituras e o Salmo. O Evangelho foi proclamado pelo Pe. Juan Carlos.



A homilia de D. Vasconcelos, breve, mas muito tocante, começou com ele dizendo “ que Deus embora seja onipresente, onde quer que andemos ou estejamos, escolhe lugares especiais de encontro e de revelação . Falou também que esta Igreja centenária testemunhou toda uma história de evangelização que se renova hoje na Graça de Deus, ela e as pedras vivas que somos todos nós, de transmitir a Palavra e testemunhar que Deus existe e nos ama. E no final, ele desejou que “ deste altar surja um rio de água viva capaz de Evangelizar esta Fortaleza tão sedenta de Deus.”



A seguir rezou-se o Credo, Padre Gabriel cantou a Ladainha dos Santos que todos responderam, e as relíquias que estavam em local privilegiado foram conduzidas até D. Vasconcelos que as colocou no nicho já preparado no altar. Depois um pedreiro fechou o nicho.



Em seguida, o Bispo rezou uma oração belíssima, “A Prece de Dedicação da Igreja”, porque hoje o povo fiel com rito solene deseja consagrar-vospara sempre esta casa de oração, onde vos honra com amor, instrui-se pela palavra e se alimenta com os sacramentos. Casa de Deus, Igreja santa, vinha do Senhor, onde ele suplicou que a Igreja e o altar fosse inundado com a santidade celeste, sendo sempre um lugar santo e mesa perenemente preparada para o sacrifício de Cristo, que as ondas da Graça divina sepultem os delitos para que vossos filhos e filhas, mortos para o pecado renasçam para a vida eterna, de onde ressoe a voz do gênero humano unida aos coros dos anjos e suba até vós a prece incessante pela salvação do mundo e ali os pobres encontrem misericórdia, os oprimidos alcancem a verdadeira liberdade e todos sintam a dignidade de ser vossos filhos e filhas, até que exultantes cheguem à Jerusalém celeste.

 

Após esta belíssima Prece, D .Vasconcelos iniciou os ritos de ungir, incensar, revestir e iluminar o altar que manifestam por meio de sinais visíveis, algo das obras invisíveis que o Senhor realiza por meio dos divinos mistérios da Igreja sobretudo pela celebração da Eucaristia.

a)Unção do altar e das paredes da Igreja : O Bispo derramou o santo crisma sobre o altar desnudo, no meio e nos quatro cantos ungindo então toda a sua superfície. O altar ungido torna-se símbolo de Cristo, que é o Ungido por excelência e assim é chamado; pois o Pai o ungiu com o Espírito Santo e o constituiu Sumo Sacerdote, para oferecer no altar de seu Corpo o sacrifício da vida pela salvação de todos.



- A Unção da Igreja: significa que ela está dedicada todo inteira e para sempre ao culto cristão. Foram ungidas 6 cruzes com o santo crisma para significar que a Igreja é a imagem de Jerusalém, a cidade santa .Depois da unção ficaram acesas seis velas junto às cruzes.

b)A Incensação do altar: após o rito da unção, coloca-se um fogareiro para queimar o incenso ou os perfumes; ou se preferir, um punhado de incensoo misturado com velas . O Bispo coloca incenso no fogareiro e com uma pequena vela que acende o incenso. O incenso queimado sobre o altar simboliza o sacrifício de Cristo que ai se perpetua no mistério, subindo a Deus em odor de santidade; contudo, exprime também que as orações dos fiéis chegam ao trono de Deus, propícias e agradáveis. A incensação de todo o espaço da igreja indica ser ela agora, pela dedicação, uma casa de oração; mas, antes de tudo, incensa-se o povo de Deus, pois ele é o templo vivo, na qual cada fiel é altar espiritual. Depois o Bispo coloca o incenso no turíbulo, benze-0 e incensa o altar.

c) O revestimento do altar indica que o altar cristão é ara do sacrifício eucarístico e mesa do Senhor; ao seu redor os sacerdotes e os fiéis, numa única e mesma ação, mas com funções diferentes celebram o Memorial da morte e ressurreição de Cristo e participam da Ceia do Senhor. Por isso, , após a limpeza do altar com toalhas e estendido sobre ele um plástico impermeável é colocada a toalha, adornam-se com flores, colocam-se os castiçais com velas requeridas para a celebração da Missa. Desse modo, vê-se claramente ser ele a mesa do Senhor, ao redor da qual todos os fiéis se reúnem com alegria para se saciarem com o divino alimento, o Corpo e o Sangue de Cristo imolado.

d) A iluminação do altar, feita com as velas dos 6 castiçais acesas lembra-nos que Cristo é” a luz para a revelação dos povos” ; com sua claridade resplandece a Igreja, e, através desta, toda a família humana. “ (Fonte de consulta: Cerimonial dos Bispos e Pontifical Romano.) Romano
Em seguida, com o altar preparado D. Vasconcelos iniciou a Liturgia Eucarística com o Prefácio Próprio e a Oração Eucarística n° 1. Após a distribuição da Comunhão, a âmbula com o Santíssimo Sacramento permaneceu sobre o altar e todos rezaram em silêncio. Depois da Oração depois da Comunhão, o Bispo incensou o Santíssimo Sacramento e com o véu umeral levou a âmbula para o Sacrário que estava vazio.

 

Antes da Bênção Final a paroquiana Rosabele, do ECC, homenageou D.Vasconcelos com um breve relato de sua vida sacerdotal para conhecimento dos fiéis, No final, como lembrança da Paróquia, ele recebeu de presente do jovem Davi, representando a juventude paroquial , uma linda Mitra que ele imediatamente passou a usá-la, e com ela deu a Benção Final, dirigindo-se então ao fundo da Igreja, onde foi descerrada a placa alusiva ao jubileu da Capela, encerrando esta cerimônia tão significativa que certamente ficará na memória dos devotos de Santa Luzia e dos paroquianos de São João Eudes.

 

ÍCONES

A Capela Santa Luzia ficou enriquecida com 7 grandes ícones das 7 vírgens mártires da nossa igreja: Santa Luzia, Santa Inês, Santa Cecília, Santa Anastácia, Santa Águeda, Santa Perpétua e Santa Felicidade juntamente com os Icones de Jesus Ressuscitado, de São João Eudes e dos 4 Evangelistas confeccionados pelo artista plástico Wanderley,que no final da celebração foi apresentado a Dom Vasconcelos pelo padre Gabriel.







No hay comentarios:

Publicar un comentario